Compartilhar boas práticas para a segurança viária no transporte coletivo. Esse foi o objetivo de uma missão técnica que levou a Salvador representantes do setor público e de uma operadora de transporte coletivo de Buenos Aires no final de abril. Ao longo de dois dias, as duas cidades apresentaram iniciativas e aprenderam com as experiências alheias para potencializar as próprias ações na temática. 

A missão técnica foi promovida pelo WRI Brasil, como parte do apoio técnico a Buenos Aires no âmbito da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). Ela reuniu, entre outros participantes, o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, o subsecretário de Planejamento de Mobilidade de Buenos Aires, Antonio Cortés, e representantes de uma empresa operadora de ônibus da capital argentina. 

pessoas conversam ao lado de ônibus elétrico
Comitiva de Buenos Aires visitou terminal de recarga de ônibus elétricos de Salvador (foto: Adriana Jakovcevic/WRI Brasil)

Boas ações a compartilhar 

Buenos Aires adota a Visão Zero em suas políticas de segurança viária desde 2016 e, recentemente, tem desdobrado suas ações em áreas específicas, como os ônibus urbanos. Elas incluem ações de melhoria de infraestruturas em terminais e o Choferes Líderes (Motoristas Líderes, na tradução), que foi apresentado aos gestores e técnicos de Salvador. Lançado em 2022, o programa capacita motoristas e apoia as empresas operadoras de ônibus na adoção de ações alinhadas ao plano de segurança viária da cidade.  

Ao longo de 2023, o WRI Brasil realizou uma série de workshops para as operadoras de Buenos Aires, nos quais as empresas desenvolveram seus próprios planos de segurança viária com base na abordagem de sistemas seguros e visão zero. A empresa Transportes 9 de Julio elaborou o melhor plano de segurança viária e foi convidada a apresentá-lo na missão técnica em Salvador. 

mulher fala sobre mobilidade diante de pessoas
Salvador apresentou ações de telemetria e uso de dados sobre condução segura (foto: Adriana Jakovcevic/WRI Brasil)

A capital baiana tem investido no transporte coletivo: inaugurou corredores BRT com ônibus elétricos e eletroterminais. A escolha da cidade para receber a missão levou em conta os bons indicadores de segurança viária no transporte coletivo no âmbito do Programa QualiÔnibus e as ações consolidadas relacionadas à gestão remota das frotas (telemetria) e ao uso dos dados para gerar rankings de condutores baseados em sua conduta. A comitiva argentina também acompanhou a inauguração do trecho II do BRT soteropolitano. 

O programa Choferes Líderes continua. O foco do apoio do WRI Brasil será na promoção de boas práticas detectadas em Salvador, como telemetria, reconhecimento de motoristas com base em dados e a implementação de ações proativas para controle de excessos de velocidade.